sábado, 22 de janeiro de 2011

Olá garotada!

Olá garotada!

Eu sou o Toninho. Lembram de mim? Bom, vou apresentar para vocês alguns valores que estão ligados à oração. Eles poderão facilitar nosso diálogo com Deus. Prestem muita atenção:
Sintonia
orar, meus amiguinhos, é colocar-se em sintonia com Deus. Só quem encontra Deus é capaz de se encontrar consigo mesmo e com as pessoas.
Eis o nosso esforço: orar para chegarmos mais perto de Deus, para depois nos abrirmos aos irmãos do mundo inteiro. Se fizermos isso, o nosso grupo de crianças descobrirá a sua verdadeira razão de existir
União
Quando está em comunhão com seu amigo Jesus, a criança missionária acredita no valor das pessoas, valoriza as culturas e a fé das outras pessoas, a maneira de viver de cada um e sente cada vez mais forte o compromisso de anunciar Jesus a todos que encontrar.
Há muito tempo que as crianças missionárias sabem que todo cristão é chamado a anunciar Jesus, trabalhando pelas missões, mas, será que estão bem convencidas de que, somente se estiverem bem unidas a Deus, terão a força de levar outros a se tornarem também missionários?
Amor
Deus ama as crianças. Jesus um dia disse aos apóstolos: “Deixai vir a mim as crianças” (cf. Mc 10,14). É isso mesmo coleguinhas, Ele gosta demais de nós e nos quer sempre perto dele! E quem não gosta de se sentir amado? Mas nem toda criança conhece este amor que Deus tem por nós! É por isso que a “Infância Missionária é criança evangelizando criança”. Mas se a gente não rezar, esta missão fica muito difícil, pois parece que o nosso amigo Jesus está longe de nós!
Solidariedade
Quando as crianças  realizam seus encontros, sempre têm momentos de reflexão e oração. Mas elas não oram somente pelas crianças de sua cidade. Sendo missionárias, oram sobretudo pelas crianças  mais necessitadas do mundo inteiro.
Missão
A oração é o alicerce da Missão. É por isso que as crianças oram todos os dias pelas missões e pelos missionários e missionárias. É a sua grande cooperação para com o trabalho missionário da Igreja, juntamente com a oferta de bens materiais, fruto de seus sacrifícios. Que o diga o cofrinho!
Celebração
Para as crianças  momento privilegiado de oração é . Nela, escutam a Palavra de Deus e, aquelas que, . Dessa forma, elas se fortalecem no cumprimento de seus deveres para com Deus e o próximo. Em outros momentos , elas aprendem a partilhar a fé com os outros: em sua família, na comunidade e até na escola
                                                   DONS
Mas, o que mais pedem em suas orações é que Deus suscite, entre elas e em sua comunidade, muitas e boas vocações missionárias. Não foi isso que Jesus ensinou para pedirmos ao Pai? (cf. Lc 10,2) Sem anunciadores, o Evangelho de Jesus não chega às crianças do mundo que ainda não o conhecem.
 Oração
A Bíblia convida-nos a orar sem cansar: “Orai continuamente. Dai graças em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus...” (1Ts 5,17s). A criança  se esforça para orar bem e sempre, para que a Boa Notícia de Jesus dê frutos na sua vida de criança cristã, em sua família e nas crianças do mundo inteiro. Se a criança  aprender a viver bem juntinha de Deus, ela se torna capaz de realizar coisas maravilhosas.

Uma viagem atrabalhada
OBJETIVO: Refletir sobre as opções e sobre os valores em nossas vidas.
MATERIAL: Caneta e papel.
DESENVOLVIMENTO:
1. O animador vai contando esta história e os participantes vão fazendo o que ele pedir.
Arrume as malas: vamos usar um pouco de imaginação. Dentro de algumas horas você vai viajar para uma ilha não habitada para morar lá durante alguns anos. A viagem é longa, mas seu navio não permite que leve muita bagagem. Apenas dez objetos podem ser carregados. Estes objetos podem ser de qualquer tamanho, peso ou valor.
Não tem jeito, a única solução é começar a fazer sua lista dos dez objetos que você considera mais importantes. Anote no papel os objetos escolhidos por você. Pode ser o carro, cão de estimação, fogão, televisão, etc. Qualquer coisa. Uma dica é que, ao confeccionar sua lista, lembre-se de que o lugar não é civilizado e é totalmente sem recursos.
2. Agora que você tem tudo organizado, devidamente encaixotado, embarcado e encontra-se já em alto mar, surge um problema de última hora. Sérios danos no navio obrigam toda a tripulação a aliviar a carga. O comandante ordena que você jogue cinco objetos de sua lista no mar. A decisão é difícil, mas tem que ser obedecida. Agora faça uma nova lista e fique apenas com cinco objetos que considera de maior valor.
3. Compartilhe sua decisão: Forme grupos de três a cinco pessoas e cada um diz quais foram as cinco coisas com as quais escolheu ficar e quais delas resolveu jogar fora.
4. Meu Deus, uma grande tempestade se aproxima. O comandante pede que mais três objetos sejam jogados ao mar. Somente assim será possível preservar a vida de todos.
5. Bom, você ficou com dois objetos e chegou à ilha. Partilhe com todo o grupo os objetos que você escolheu, dizendo as razões da escolha.
6. Concluir com uma reflexão sobre os objetos escolhidos e sobre a necessidade e as dificuldades de fazer opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário